Tuesday, June 23, 2009

O Lado Direito do Cérebro



Eu não canso de citar , ultimamente, meu atual livro de cabeceira, “O Mundo é Plano”. Me encantei com ele assim que comecei a folheá-lo na livraria . São histórias e reflexões que nos ajudam a entender o mundo plano. De como manter a privacidade em um mundo onde todos podem divulgar informações e ideias na Internet. Esse achatamento do mundo, segundo o autor, é uma força positiva para os negócios, para o meio ambiente e para as pessoas do mundo inteiro, diz ele num dos capítulos.

Em outro, o autor fala em mudanças nos hemisférios. Não nos hemisférios Norte e Sul(rs) mas nos hemisférios do nosso cérebro. Achei interessante e compartilho com vocês.

Há muito tempo os cientistas sabem de que uma linha neurológica Mason Dison * divide nossos cérebros em duas regiões- os hesmiférios direito e esquerdo. Mas nos últimos dez anos, graças em parte aos avanços (ainda bem) nas imagens de ressonância magnética funcional, pesquisadores começaram a identificar mais precisamente como os dois lados dividem responsabilidades. Achei o “must “ essa conclusão.Cada um na sua...

O hemisfério esquerdo lida com a sequência, entendimento literal e análise. O hemisfério direito, por sua vez, cuida do contexto, expressão emocional e síntese.

É claro que o cérebro humano, com suas 100 bilhões de células fazendo um quatrilhão (rs) de conexões, é impressionantemente complexo. E põe complexo nisso. O meu de vez em quando dá até “tilti”.rs Como um dia desses, em que troquei a senha do banco. Ou melhor,fundi a senha do banco com a do blog.rs

Os dois hemisférios trabalham em conjunto, e usamos ambos em quase tudo o que fazemos. Mas, segundo o autor, a estrutura do nosso cérebro pode ajudar a explicar os contornos de nossos tempos.

Até recentemente, as habilidades que levavam ao sucesso na escola , no trabalho, nos negócios, eram características do hemisfério esquerdo.Eram os tipos do talento linear,lógico e analítico, aqueles que são medidos em vestibulares para uma universidade e até utilizados em testes de contabilidade. Hoje, essas capacidades ainda são necessárias. Mas já não são suficientes.

Num mundo virado às avessas pela terceirização, inundado de dados e sufocado por escolhas, as habilidades que mais importam estão agora mais próximas em espírito das especialidades do hemisfério direito- vocação,empatia, “ter uma visão global “e a busca do que transcede.Essa busca é que pega...

Mas como agir para alimentar sua habilidades do cérebro direito? A maneira de cultivar o cérebro direito é fazer algo que você ama fazer- ou pelo menos gosta de fazer e não porque representem vantagens econômicas.

Diante disso conclui-se que quando se ouve pais ou até paraninfos de sua formatura de faculdade dizendo a você para” fazer o que você ama”, eles não estão dando algum tipo de receita de água com açúcar”. Estão dando uma estratégia de sobrevivência".


Lau Milesi


Texto inspirado no Capítulo "O lado direito do Cérebro", do Livro “O Mundo é Plano”, de Thomas L. Friedman . Já foram vendidos mais de 3 milhões de exemplares no mundo.

* Referência a uma linha no mapa dos Estados Unidos que separava os estados escravocratas dos não escravocratas.(N.E.).

25 comments:

  1. Adorei seu post Lau e está na minha lista o livro recomendado. Faz tempo que acompanho esta espécie de "revolução", já que o lado direito do cérebro vem conquistando seu lugar de direito na sociedade humana. Acho que a partir disso nosso mundo sofrerá grandes transformações, e quando digo grandes quero dizer: gigantestas, e para melhor é claro. Parabéns pelo post, pelo blog, por tudo que você escreve de uma maneira tão alegre. Ao ler você, sinto que a vida é bela, que é bom estar aqui e agora.
    Ando muito ocupada e minhas visitas estão sendo raras, mas com certeza voltarei mais vezes, pois aqui encontra-se a fonte da inspiração.
    Um gde abraço
    Nara Janusz

    ReplyDelete
  2. tá vendo?

    eu venho, leio, gosto e ainda deixo um garboso beijo!

    quando remarcaremos um grande drinque com a presença dos notáveis desta casa?

    ReplyDelete
  3. Estamos num limiar. Limia do conhecimento, do próprio conhecimento. Estamos caminhando para um novo paradigma. Não sei exatamente qual é. Entretanto a internet, os blogues, a difusão da informação, nos dará um novo formato. Apesar de encontrarmos muita bobagem, algo sairá daqui. O mundo ficará cada vez mais multiforme. O homem pensará sob todos os aspectos, e não apenas mais somente nele. Não hoje, mas amanhã. Gostei do tema, do tom e do tilti. Você sacou palavras e escreveu dinheiro?
    Beijos.

    ReplyDelete
  4. Minha cara amiga senadora quando leio um tema assim fico pensando quem realmente é aquele macaquinho " No Cantinho da Curva" lembras? blog do nosso querido prefeito. Simplesmente eu. Velho tricolor dos pampas pois levei um nó agora pensando em tudo ai postado. Um abração desse antigo primata rsrsrsrrsrs.

    ReplyDelete
  5. Oi, Nara!!! Obrigada por sua visita e por suas carinhosas palavras. A vida é uma correria, não é Nara? Estou em falta com você, também, mas não tenho tido tempo, principalmente nesses últimos dias.
    Obrigada por seu rico comentário, amiga querida.
    Um beijo e vou te visitar.
    Ahhh... parabéns pela homenagem ao Tricolor dos Pampas, o poeta Antonio Campos. Eu li o poema. Está lindo!!! Parabéns aos dois!!!!

    ReplyDelete
  6. Oi, Paulinho!!! Quanto tempo, hein?
    Quanto ao drink , os notáveis estão a mil....rsrsrs Vamos marcar, bora aí...rs
    Obrigada pelo garboso beijo. Mando outro, sinistro.rs

    ReplyDelete
  7. Olá, meu querido amigo Djabal!! Perfeitas suas considerações.O autor fala exatamente sobre as mudanças que estão acontecendo no mundo contemporâneo.E é verdade, os avanços da tecnologia e da comunicação conectam as pessoas como nunca antes.
    Quanto ao "tilti" ,defeito de fábrica.rs Vira e mexe ele aparece.Mas a alegria de viver e o coração estão ÓTIMOS.rsrs Quisera eu poder sacar palavras. rsrs Essa eu gostei, Djabal. Odeio dinheiro... e olha que, ultimamente, estou até achando na rua...rsrs Pólos opostos não se atraem?

    Um beijo

    ReplyDelete
  8. Risos e muitos....Eu estou me acabando de rir com você, Tricolor dos Pampas,Antonio Paulo.
    Tricolor, você não existe!!! Esse tema é chato mesmo e o macaquinho(acho ele muito fofo) do "nocantinhoda curva" iria jogar bananas em cima de mim se eu estivesse perto dele.rsrs Eu adoro vc, Tricolor, e não te aguento. De vez em quando a gente fica metida a intelectual...rs não é meu querido amigo? Desfaça esse nó (rs) e faça mais uma maravilhosa poesia igual a muuuuuitas que você têm feito e fará por muitos e muitos anos.
    Um beijo e me diverti com vc, Tricolor, grande senador de POA.

    ReplyDelete
  9. Lau vou Colocá-lo na minha lista !
    Um boa dica.
    Mais um belo e sugestivo post!
    Beijos!

    ReplyDelete
  10. Oi Lau!
    O CHICO manda um abraço procê e pro Tricolor dos Pampas!
    Creio sinceramente que o cérebro dele também oscile entre dois hemisférios. Exatamente como os nossos...
    Brincadeiras à parte, esta foi mais uma interessante e instigante postagem. Parabéns, minha querida amiga!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  11. Oi, amigo Mariano!!! Você é uma amor, sempre gentil comigo. Imagine...quem fala. Eu que fico encantada com suas poesias.

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  12. Oi, Dalton, estou me divertindo... e muito com vocês, sabia? O Tricolor é uma figuraça. Quando vi o comentário dele, não resisti.Eu esqueci de dizer a ele que quem fica com um nó na garganta sou eu...e de emoção, ao ler as poesias dele. E as suas também são lindas, já te disse. Eu já pedi o Tião emprestado por uns dias, mas vc não deixou... Ceda, por favor. rsrs

    Obrigada pela força, amigo querido.
    Um beijo

    Agradeça ao Chico o abraço e retribua.

    ReplyDelete
  13. Oi, querida Lau
    Logo você que é a emoção em busca da razão, o seu lado direito supera o esquerdo, ou não?
    Brincadeiras a parte, muito interessante o texto e já fiquei interessada pela leitura.No momento estou lendo "A Cabana" de William P. Young. Estou ficando muito interessada, já leu?
    Um abraço e tudo de bom para vc e sua família!

    ReplyDelete
  14. Bom dia colega senadora peço vênia para dizer que gostei do tema mas não resisti. Tenho que criar uma polêmica nessa casa chamada blog mas que com sua presença e a do prefeito isso já esta virando um espaço político mesmo rsrrsrsrsrsrrs. Verei se seu nome não esta naquela lista dos "atos secretos rsrsrrsrs".

    ReplyDelete
  15. Lau,

    O momento esquerdo foi usado até sábado passado, quando desliguei o plug dos deveres. De lá pra cá, estou no momento direito, ligado nos direitos e prazeres... rsrsrs

    O Friedman sabe tudo...

    Bjão,

    CríticoBR

    ReplyDelete
  16. Lau, gostei da recomendação.Vou procurar e depois te conto.Bjocas.

    ReplyDelete
  17. Olá, boa noite Lau
    Um bom livro para conhecer como ir conhecendo e dismitificando o funcionamento de nosso próprio corpo. Afinal, porque deixaríamoa de obrter informações e auto-conhecimento.
    Gostei da indicação do livro
    Beijos

    ReplyDelete
  18. BOa noite, amiga Zilda!!! É muito bom saber que os amigos nos entendem...e veem nosso perfil.rsrsrs Sou mesmo pura emoção,Zilda!Tanto que me emocionei com o que vc escreveu a respeito da morte do cantor Michael Jackson‎ - Achei lindo.

    Um beijo para o casal e obrigada!

    ReplyDelete
  19. Olá, senador de POA!!! Você será sempre bem-vindo!!! Fique à vontade. Movimente mesmo,polemize. Não gosto de nada paradinho, calminho... em berço esplêndico. rsrs
    Quanto à lista do senado, JAMAIS estarei nela. rsrs Não gosto de nada secreto.rsrsrs

    Um beijo, Tricolor

    ReplyDelete
  20. Oi, BR!!! Tudo bem? Já vi que sim.rsrs
    Isso é que é ter "Vida Inteligente"(rs): aproveitar os bons momentos.Desplugar de obrigações faz muuito bem de vez em quando.
    Um beijo e obrigada pela visita.
    Adorei o queijo.rsrsrs

    ReplyDelete
  21. Olá, Ana , como vai? E as obras, como andam? Veja sim, tenho certeza que vc irá gostar.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  22. Oi, Sally querida!!! Saudade de você. Ando super atribulada com a minha netinha gringuinha, que ficou comigo e só voltará à sua terra em agosto. Como tenho que dar atenção à ela, ando sem tempo para escrever. Teria muito mais assuntos interessantes para compartilhar. Esse livro é muito bom e super atualizado em matéria de interação, como Internet, Facebook , Twitter, além de outros assuntos do mundo contemporâneo.

    Um beijo e obrigada pela visita.Vou te visitar amanhã.

    ReplyDelete
  23. Lau, se tem dois lados, é para usar os dois ao mesmo tempo, penso eu. Me parece melhor mesmo. Afinal, alguem tendo duas pernas, nao usa só uma, né??? Usa as duas, de forma coordenada. Porem, dizem que as mulheres usam mais o lado direito, dai talvez a questao da confusao da mente das meninas. Pensam pela metade, quando poderiam pensar de forma mais completa, evitando estes problemas todos.

    Abraço. Eu gosto destas palavras que o Paulo usa: garboso!!! Uma figura ele!!!!!

    ReplyDelete
  24. Oi,Carlão!!! bom te ver...rsrs
    Você está certíssimo , meu amigo. Tudo que temos é para ser usado...e bem.
    Eu sabia que vc iria elogiar as mulheres .rsrsrs Eu vejo o excelente tratamento que vc nos dá no "Coisas Pessoais", o blog que está bombando na Internet.
    Carlão, mulher não tem defeito algum, ponha isso na cabeça. Faz tudo certinho, falam pouoo...rsrs

    Um beijo, meu amigo querido.

    Quanto aos adjetivos utilizados pelo Paulinho, concordo. São fofos como ele.

    ReplyDelete
  25. Melhoras, amiga! Estávamos mesmo sentindo sua falta...
    Lau, hoje 'lavei a consciência' em relação aos nossos amigos do Go. Fui seguindo sua lista de blogs e coloquei quase todos em minha lista de blogs a seguir!

    É, vamos todos sentir a falta dele!

    (Hii, parece que estou enviando comentário para outro post... é para o último!)deve ser cansaço!

    Um abraço!

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)