Monday, December 21, 2009

"Poema de Natal"

(clique para ampliar)

Para isso fomos feitos:
Para lembrar e ser lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos –
Por isso temos braços longos para os adeuses
Mãos para colher o que foi dado
Dedos para cavar a terra.

Assim será a nossa vida:
Uma tarde sempre a esquecer
Uma estrela a se apagar na treva
Um caminho entre dois túmulos –
Por isso precisamos velar
Falar baixo, pisar leve, ver
A noite dormir em silêncio.

Não há muito que dizer:
Uma canção sobre um berço
Um verso, talvez, de amor
Uma prece por quem se vai –
Mas que essa hora não esqueça
E por ela os nossos corações
Se deixem, graves e simples.

Pois para isso fomos feitos:
Para a esperança no milagre
Para a participação da poesia
Para ver a face da morte –
De repente nunca mais esperaremos...
Hoje a noite é jovem; da morte, apenas
Nascemos, imensamente.

( Aos meus pais e a todos que já viraram estrelinha.)


Um beijo

Lau



Vinicius de Moraes in Poemas, sonetos e baladas
... in Antologia Poética
... in Poesia completa e prosa: "O encontro do cotidiano".

Ilustração: Pixdaus

32 comments:

  1. Vinicius é sempre tão amoroso, até quando está triste.
    Lindo poema.
    beijos e que 2010 seja 10

    ReplyDelete
  2. Lau,demorou e aprendi a "pisar leve...",quem sabe ainda "médio leve"...!
    Tem cartão de Natal nos meus blogs!
    Grande abraço!!

    EM 2010 NÃO SE ESQUEÇA DE BRILHAR TAL QUAL UMA ESTRELA
    ESTEJA VOCÊ PERTO OU DISTANTE DO CORAÇÃO DA TERRA QUE
    PULSA PELA VIDA NO PLANETA
    ESTE PLANETA CANSADO QUE PRECISA DE VOCÊ!


    Pense que no Natal tudo se renova e reinicia e viva um maravilhoso e Feliz Natal!


    aNGELA aNGÉLICA

    ReplyDelete
  3. Só aqueles que não têm fé acreditam na morte eterna.
    Beijos

    ReplyDelete
  4. Olá, boa noite Lau
    Tens uma produção que por mais que eu queira não consigo acompanhar.
    Dessa vez uma poesia tão suave que até a idéia da morte de fato fica linda.
    Uma excelente pesquisadora e de bom gosto.
    Beijos, FELIZ FESTAS

    ReplyDelete
  5. "Para a esperança no milagre" de reencontrar nossos ancestrais em verdejantes astrais...
    Parabéns Lau por escolher tão belo poema para ilustrar este seu momento de saudade!
    O importante é que todas as nossas estrelinhas estão iluminando as galáxias dos nossos corações.
    Um grande beijo mineiro procê!

    ReplyDelete
  6. Esse poema é lindo
    Como fala do Natal!...
    Só o poeta Vinicius
    P´ra um poema sem igual

    Li e voltei a ler
    Logo fiquei a gostar
    Temos de ler e reler
    Para a mensagem "entrar"

    BEIJINHO e Feliz Natal, com tudo de bom para sua vida.

    Áurea

    ReplyDelete
  7. Vinicius é d+, não é Angela? Amém,Angela, 2010 será muuuito bom.
    Um beijo e vou te visitar antes do Natal.

    ReplyDelete
  8. Oi Angelica /Angela,obrigada pelo cartão.Irei lá depois.
    Shiii ...coitado do planeta se ele está cansado eu estou caindo pelas tabelas...

    Beijosss

    ReplyDelete
  9. Verdade meu amigo Wanderley. Eu tenho fé mas, às vezes, me dá um retrocesso, sei lá.

    Um beijo e obrigada por seu comentário.

    ReplyDelete
  10. Oi Sally querida!! Não tenho produzido tanto não. Só de 2 em 2 dias , quando tenho tempo. Fico contente de você ter apreciado esse poema. Eu sou fanzoca ,de carteirinha, do Vinicius.
    E optei por esse poema porque estou sentindo muuuuuita saudade do meu pai e da minha mãe. Eles viraram estrelinha há pouco tempo e nessa época é fogo.

    Beijoss e obrigada

    ReplyDelete
  11. Oi amigo Dalton, tudo bem? Você tem razão as nossas estrelinhas estão brilhando. Minha mãe tinha uma frase predileta. Ela dizia : "quanto mais estrelas mais o caminho fica iluminado".
    Mas nesse caso, preferiria viver no escuro mas ter os dois aqui.
    Um beijo e obrigada pelo carinho.

    ReplyDelete
  12. Olá Áurea,lindo seus versos. Como sempre...Vinicius deve ter gostado...
    Uma noite de Natal com paz, amor e alegria para você e todos os seus.
    Um beijo

    ReplyDelete
  13. Querida.
    Primeiro peço-lhe desculpas pela ausência de tempos, porém, estive com problemas de saude em família, agora estou aos poucos retornando.
    Peço-lhe que se quiser veja meu mais novo filhote o livro do Raposo, O Idoso Odioss que acaba de sair.
    Se quiser dar uma olhadinha acesse o site abaixo, ou entre em contato comigo.
    Estarei providenciando uma noite de autógrafos logo depois das festas de fim de ano, conto com a sua presença lá.
    Beijos
    Fabiana Guaranho
    www.biblioteca24x7.com.b

    ReplyDelete
  14. É muito bonito este poema! não conhecia-o até o ler aqui.

    Bjs

    ReplyDelete
  15. Lindo e emocionante, deixa a gente mais leve, dedico aos meus pais tambem, que já se fixaram como estrelinhas tambem...beijos e um lindo dia pra ti...

    ReplyDelete
  16. Vou fazer duas escolhas, não tão arbitrárias, pois Manoel de Barros as une:

    "O maior apetite do homem é
    desejar ser.Se os olhos vêem
    com amor o que não é, tem ser."

    Pe. Antonio Vieira

    "Com pedaços de mim eu monto um ser atônito."

    em Desejar ser no Livro sobre o Nada.

    Beijos.

    ReplyDelete
  17. Será para mim sempre um aprendizado e uma alegria vir ao tu blog. E te admiro muito mas muito mesmo por essa sua eterna saudade dos teus que partiram. E nessa data assim como você minha amiga eu também reitero votos de que todos que estão em um outro plano possam sentir as vibrações por nós emanadas que elas cheguem a seus corações sempre. Grato por seu belo comentário no meu blog. É explicito agora: " Nós nos amamos " mas um amor fraterno e moleque próprio das crianças que vivem dentro de nós e viverão muitos anos ainda.

    que o natal venha
    mui lindo embrulhado
    num rolo de papel laminado

    trazendo nossos sonhos sonhados
    curtidos a cada dia do ano e planos
    para um novo ano de luz de paz somos

    todos manos as vezes com manias diferentes
    mas não fugimos as regras sim porque refregas?
    vem bom noel de brinde muitos cálices de mel.

    ReplyDelete
  18. Olá Fabiana, prazer em te conhecer. Visitarei o endereço mais tarde. Obrigada pelo convite.
    Beijossss.

    ReplyDelete
  19. Oi Fátima, tudo bem? Esse poema é lindo, embora muito triste.

    Um beijo e obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  20. Olá amigo poeta Everson. Vindo de você esse elogio Vinicius deve estar rindo de orelha a orelha. Seus poemas também são lindos, Everson.
    Dediquemos ,pois, às nossas lindas estrelinhas. Sei perfeitamente o que vc deve sentir.

    Um heijo e obrigada.

    ReplyDelete
  21. Olá amigo Djabal, lindo e poético comentário. Um belo trio:Vinicius, Manoel de Barros e Padre Antonio Vieira. Obrigada pelo carinho.

    Um beijo

    ReplyDelete
  22. Olá Papai Noel senador, Tricolor e grande poeta,me sinto honrada em saber que vc gosta de me visitar.
    Tenho certeza que meu pai adoraria ter te conhecido. Ele também era brincalhão e levado como você.
    Gostou do meu comentário no seu blog? Pois é, eu adoro você mesmo. E a sua mulher sabe disso, logo, sem problemas. Estou aguardando você e ela no Rio.
    Você de Papai Noel fica irresistível.[rs]E com esses seus "99 anos", então...derruba qualquer criança grande.rsrs
    Um beijo senador, poeta, e Grande Papai Noel amigo bagunceiro.
    Ah...e não esqueça da minha "Ferrari".rsrs

    Um beijo

    ReplyDelete
  23. Lau. Lindo poema. Emocionou-me substancialmente. Obrigada por suas palavras de conforto. Obrigada pela amizade. Que possamos continuá-la no ano que se inicia. Beijos.

    ReplyDelete
  24. _________♥☆♥ To passando para desejar
    ________ ♥ ▓ ♥ FELIZ NATAL e
    _______ ♥ ▓▓▓ ♥ um ótimo ANO NOVO
    ______ ♥ ▓▓▓▓▓ ♥ Que nesse novo ano
    _____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓ ♥ possa vir
    ____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ cheio de amor,
    ___ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ paz,
    __ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ saúde e
    _ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ muita felicidade...
    ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ Que vc consiga
    ___________███ ________ todos os seus sonhos
    ___________███ ________♥ ♥ FELIZ NATAL! ♥ ♥
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
    •• E UM 2010 RECHEADO DE COISAS BOAS!!! ••


    Beijos

    ReplyDelete
  25. con todo el cariño te deseo felicses fiestas de navidad y año nuevo besos
    Marina

    ReplyDelete
  26. Lau Milesi disse...

    Olá Maria Josê! Que isso...eu que agradeço a você por passar essa sua força, essa sua garra. Me emocionei muito ao ler a carta que você escreveu à sua filhinha.Muito. Conte sempre comigo.
    Agradeço também a sua amizade. Se Deus quiser estaremos todos aqui, trocando ideias, desabafando e etc...
    Um beijo

    ReplyDelete
  27. Olá Sereia!! Que fofa essa árvore. Muito obrigada pelo carinho. Estou aguardando ansiosamente tudo que você está me desejando. E desejo o mesmo a você.

    Desejo também uma noite de Natal com harmonia e muito amor pra você e toda sua família.

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  28. Holla querida Marina, gracias.
    Fiquei muito feliz com a sua visita.
    Desejo a você e à sua família um Feliz Natal.
    Besos

    ReplyDelete
  29. Beijos.
    Muita saúde,paz e muito amor por todos os seus dias.

    ReplyDelete
  30. Lau
    Maravilhoso Poema! Agradeço em nome das minhas 3 estrelinhas que, espero, amanhã, brilhem mais na noite mais longa que o dia... Afinal, foi a única coisa que pedi: Menino Jesus, dá-me uma estrela!!
    Santas e Boas Festas.
    Um beijo
    Graça

    ReplyDelete
  31. Olá sereia querida, tudo bem ? Muito obrigada pelo carinho e por sua visita.Adorei!!Desejo também a você e a todos da sua família um Natal de paz e alegria.
    Um beijo

    ReplyDelete
  32. Olá Graça, eu que agradeço sua amizade e seu carinho. Realmente,as nossas estrelinhas estarão de longe iluminando a nossa noite de Natal. Só em pensar que há pouco tempo eles estavam entre nós dá uma saudade incontrolável, não é ?

    Um beijinho e adorei conhecer sua casa, seu condomínio. Adorei seu post!!
    Um beijo, amiga, e obrigada. Boas Festas pra você também.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)