Friday, August 28, 2009

As Bizarrices do Mundo Virtual


Lendo hoje a BBC me deparo com uma matéria que considerei bizarra. E tenho a impressão que não exagerei no adjetivo. Uma aposta entre dois amigos noruegueses feita há pouco mais de dois meses, se transformou em um fenômeno de internet que já reuniu mais de 165 mil colaborações de pelo menos 174 países.

Um web designer da Noruega, Ola Helland, fundou um site (www.onemilliongiraffes.com) no qual pede que as pessoas coloquem suas fotos de girafas. E vale de tudo: desenhos rabiscados, aquarelas elaboradas, esculturas com lego, com pedras, com galhos e até com alimentos.

Segundo Helland, a ideia do lançamento da “corrente” ou do site “One Million Girafes” começou em razão de uma conversa que teve com o amigo Jorgen, numa noite em que trabalhavam até tarde em um jornal de Stavange,na Noruega..

Tudo é possível” com a Internet" , Helland afirmou. E foi mais além . Disse que” não há mais limites” e que poderia facilmente conseguir um milhão de qualquer coisa que quisesse.

Feita a aposta, Jorgen estabeleceu um prazo até o final do próximo ano para que esse milhão de girafas cheguem e o critério de que as girafas podem ser feitas de qualquer jeito e forma. Só não são aceitas fotos de girafas compradas em lojas ou desenhadas pelo computador. Essas eles consideram moleza.

O designer conta que colocou o link na sua página do Facebook e no Twitter pensando que iria conseguir entre 10 e 15 girafas, no máximo. Qe nada! Ele saiu para o almoço e, quando voltou, já tinha 60 girafas. No fim do dia já tinha 134, o que o assustou e o levou a pensar que havia perdido o controle.

De acordo com Helland, a página se transformou em algo muito maior do que apenas uma aposta com o amigo. "Se transformou em uma forma de espalhar alegria e fazer com que as pessoas desliguem a televisão e criem algo real. Algo que elas podem tocar e sentir"."É surpreendente que pessoas literalmente do mundo todo estão sendo criativas e fazendo girafas só por minha causa", declarou .

O designer afirma ainda que em menos de 70 dias, pessoas de 174 países visitaram o site e a página já ultrapassou 1,5 milhões de visitas. E não é que o criativo designer está sendo apoiado pelos pais e avós, que estão adorando passar horas com filhos e netos fazendo as, agora "em alta", girafinhas.

O jornalista Thomas, L. Friedman(um dos meus gurus) diz em seu livro O Mundo é Plano que Colombo entrou para a história quando disse aos seus soberanos que a terra era redonda . Já ele, Friedman, conta que depois de várias viagens ao redor do mundo e ao interior dos Estados Unidos, ao chegar em casa afirmou à sua mulher : o Mundo é Plano .

Na visão de Friedman, os avanços das tecnologias e da comunicação conectam os indivíduos como nunca antes.

As girafinhas estão aí para confirmar. Cada uma ...







Um beijo.

Bom fim de semana!!

Lau

Fonte de Inspiração: BBC News
Ilustração: três, das dezenas de girafas que já foram encaminhadas.

28 comments:

  1. Realmente Lau a aposta é bizarra, mas os moços têm razão. Hoje se consegue qualquer coisas pela Internet, é só ter coragem de tentar.
    Um ótimo fim de semana.
    Beijos

    ReplyDelete
  2. Amiga Lau
    A criatividade na internet não tem limite e a cada dia nos surpreendemos com uma novidade.
    É muito legal, bizarro, como você mesma disse.
    Ótimo fim de semana para vc e para todos que ama!

    ReplyDelete
  3. Lau
    Gostei muito de sua materia, o jeito de escrever é muito claro e o assunto pra lá de interessante.
    abraços

    ReplyDelete
  4. É, Lau, a Internet faz dessas... Veja o que fez comigo! Confira na Via Amigos de hoje!

    ReplyDelete
  5. Lau, essa inusitada bizarrice vem confirmar a dimensão da influência da Internet sobre o cotidiano contemporâneo. No universo virtual qualquer pretensão pode atingir proporções incontroláveis.
    Em compensação, muitas atividades humanas ‘saudáveis’ – que sempre foram praticadas bem longe de teclas e telas – vêm se deteriorando velozmente.
    Mais uma vez você nos conduz a uma pertinente reflexão. Legal!
    Um grande beijo com o desejo de um ótimo final de semana!

    ReplyDelete
  6. yo te deseo un feliz domingo y te dejo un abrazo con cariño.
    besos
    Marina

    ReplyDelete
  7. Minha amiga senadora eu últimamente ando só de carona rsrrsrsrsr. Hoje vou no comentário do nosso querido prefeito. O dono do Chico ao qual devo eternas desculpas pelo rapto do mesmo rsrrsrsrs. Depois vai lá no meu blog e ve o que tem no final da página rsrrsrsrsr.

    ReplyDelete
  8. Muito interessante esta história. Uma coisa é certa, a internet tem um poder imenso.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ReplyDelete
  9. Olá Wanderley! Tudo bem? Apoiado. Realmente, esse "mundo virtual" está um perigo.rsPra você ver... a "síndrome da onipotência" já chegou a ele.O cara dizer que tudo é possível com a Internet. rsrs
    Um beijo e obrigada por sua visita,tá?

    ReplyDelete
  10. Oi Zilda!!! Também achei bizarra.Cada uma, não é Zilda? rs Pra quem não tem o que fazer deve ser uma terapia ocupacional e tanto, confeccionar girafinhas. Que elas são uma graça , são.Isso ninguém pode negar.

    Um beijo pra o casal e obrigada pela visita. Vou te visitar amanhã.

    ReplyDelete
  11. Angela, quem gostou do que você escreve sou eu.E muito.rsTanto que já fui ao seu blog e já sou sua seguidora. Obrigada pela visita e pelas palavras carinhosas.

    Um beijo e volte sempre.

    ReplyDelete
  12. Oi Luísa.É verdade,fazem cada uma com a gente. rs E você acabou de me fazer uma surpresa... e eu adorei.Já está aí ao lado.rsrs Obrigada, mais uma vez.

    Um beijo

    ReplyDelete
  13. Meu querido mestre e amigo Dalton,você resumiu muito bem o que penso. Quanto ao descontrole e aos limites no universo virtual temos "que" estar atento, sim. Perigo à vista.rs
    Esse "mundo plano", como diz um "dos" rs meus gurus está nos levando a pensar como podemos manter a privacidade e a reputação num mundo onde todos podem divulgar ideias e informações na Internet. Imagine na época em que o Elio e seus netos estiverem na onda dos blogs.rsrsrs

    Um beijo,meu amigo.

    ReplyDelete
  14. Marina querida.
    Yo te desejo "também" um feliz domingo com carinho.
    Gracias
    Abrazzos e besossss

    ReplyDelete
  15. Olá, boa noite Lau
    Sempre nos trazendo novidades! Em relação as possibilidades da internet ou de meios de comunicação não fazemos idéias, ou fazemos mas não cremos) do que é capaz de produzir.
    Que seja para trazer alegria, informação, intercâmbio, humanização.
    Beijos

    ReplyDelete
  16. Olá Tricolor dos Pampas!! Político é assim mesmo: corporativista. Senador, então...não tem memória...e nem opinião.rsrs Brincadeira, Tricolor,vc sabe.rsrsrs
    Já está vc apoiando seu colega de bancada e nobre prefeito de uma cidade bucólica, repleta de lindos Ypês.rsrs
    Eu já interpretei seu recado e como boa senadora fui lá e "surrupiei" a imagem do leão. Sou leonina e tem tudo a ver.Já está no final do meu blog, só tomando conta...rsrs
    O blog está ficando como uma árvore de Natal,rs cheio de penduricalhos.rsrsrs
    Um beijo, amigo querido, pra vc e toda sua família.

    ReplyDelete
  17. Olá Mariana!!! Concordo com você, mas temos que controlar esse poder dela, não é ? Adorei te conhecer. Vou te visitar e ver se tem mais alguma nova do Matheus.rs

    Um beijo

    ReplyDelete
  18. Oi Sally!!! Tudo bem? Como vai esa terra linda? Você ,como excelente profissional que é, deve observar como esse mundo mexe com as pessoas,tenho certeza.rs
    Em relação aos blogs, por exemplo, nesse livro que cito no post, li que a cada sete segundos um blog é criado.Segundo o Technorati já existem mais de 24 milhões de blogs e que o número está crescendo a uma taxa de 70 mil por dia e dobrando a cada cinco meses. Uma loucura!!
    Torço, assim como você, para que essa febre seja útil ao ser humano.rs
    Um beijo, querida amiga.

    ReplyDelete
  19. Lau minha cara!
    É só mais uma prova que o mundo tá cada vez menor e que é fácil abraçá-lo!
    Beijos!

    ReplyDelete
  20. Difícil de acreditar, não é Mariano? Mas que houve um achatamento do mundo , houve sim. Que bom!!!Assim pude conhecer seus lindos poemas e ter vc como amigo.rs
    Um beijo, Mariano.

    ReplyDelete
  21. LAU

    BOM DIA

    Interessante e muito bonita essa sua matéria. No meu entendimento ela nos leva principalmente a pensar na força da "INTERNET" e de que maneira isso pode contribuir para aproximar de fato as pessoas e prosseguir na construção de um mundo melhor.

    Um fraterno abraço

    ReplyDelete
  22. Pode ser bizarro, sem dúvida, mas que animou o mundo, e verdade! E só a possibilidade de juntar familias para desenharem as tais girafinhas... já valeu! Sabes Lau, o mundo está cansado da rotina e uma ideia nova e engraçada, como esta, depressa se torna num sucesso. Beijos, querida e um bom domingo Graça

    ReplyDelete
  23. Todos querem falar, todos querem ser ouvidos. É uma constatação, triste, pois estamos todos cheios de imagens, sons, pensamentos. Espalhados por aí. Aonde isso vai dar, é uma questão de esperar. Otimistas ou pessimistas. Eu gostaria muito de ampliar as possibilidades de conversa, deixar o diálogo entre surdos do lado de fora.
    Enquanto isso, vou por lá e desenharei a minha girafinha. Beijos.

    ReplyDelete
  24. Olá 007!!! BOA TARDE!!! Bom, mesmo, seria se aproximasse as pessoas para o bem, não é 007.
    Eu vivo citando o livro o "Mundo é Plano" quando o autor diz que hoje em dia, da India à China, à uma pequena cidade de um país/estado todos estão conectados. É o tal achatamento do mundo a que ele se refere.

    Outro fraterno abraço e obrigada, tá?

    E.T. Vou te deixar um tema para vc "estraçalhar" no seu blog. Por quê, os motoristas de táxis do Rio de Janeiro não estão disponibilizando (essa é a da vez.rs) cintos nos bancos traseiros? Onde fica a segurança do passageiro? Com a palavra a Secretaria Municipal de Transportes, não é? Vou lá, tá?

    ReplyDelete
  25. Oi Graça!!!Adorei Florisbela, já vou falando.rsrsr
    Que bom que você conseguiu ver o lado bom da notícia. rs Isso é booooom.rs Vc nem imagina.rs
    É verdade,vc sabe que até eu já me empolguei e estou preparando a minha girafinha???rsrsrs

    Um beijo e obrigada pela visita!

    ReplyDelete
  26. disse...

    Concordo Djabal. Se falando já não somos compreendidos. Imagine calados,tirando conclusões... isolados do mundo.
    Vc diz: "Eu gostaria muito de ampliar as possibilidades de conversa, deixar o diálogo entre surdos do lado de fora".
    E eu respondo: Muito bom ler isso, não me senti tão mal...rs
    É muito bom encontrar "eco", sem dúvida. Se você vir alguns depoimentos de usuários do Google, das coisas que acontecem, de encontros entre parentes e etc..olha...um farto material para uma tese de PHD.rs
    Vá lá fazer suas girafinhas eu já estou providenciando as minhas.rs.
    Um beijo, amigo.

    ReplyDelete
  27. A sugestão de pauta está feita. Sei que vc vai trabalhar bem.
    Um abraço,007.

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)