Saturday, July 18, 2009

A Mulher e a Lua


Queridos amigos que me visitam, ando meio sumida porque estou numa fase muito atribulada. Vocês nem imaginam. Em um outro post contarei minha aventura. Ontem , tive tanta vontade de falar sobre a Lua. Não tive tempo. Mas hoje consegui. Afinal , 40 anos se passaram desde que Neil Armstrong pisou na Lua pela primeira vez .

Eu amo a Lua! Dá pra ver, com certeza. É só olhar para o símbolo do meu blog. Renascendo ... é como me sinto ao admirá-la. Seja Cheia, Minguante... Em que fases e matizes estiver... esse astro maravilhoso mexe comigo intensamente.

Mexe com minha pele, meu cabelo, meu humor, meus sentimentos. Tenho a impressão que isso não acontece somente comigo. Outras pessoas, e em particular as mulheres, têm essa fascinação pela Lua

E por que será que a Lua me atrai tanto ? Essa é uma pergunta que sempre me fiz. Segundo minha saudosa mãe , quando nasci recebi a visita de um tio, irmão de meu pai , que me ergueu nos braços e me apresentou à Lua . Acredito mesmo que tenha sido amor à primeira vista. De lá pra cá nunca nos separamos. Ainda bem...

Conversando com um grande e querido amigo sobre essa atração pela Lua, ele comentou que havia lido um trecho de Ulysses, do autor irlandês James Joyce, que falava sobre essa forte relação LUA-Mulher. Fiquei interessadíssima! E ele, como um bom e precioso amigo que é, me enviou o texto. Compartilho com vocês : 

“Que especiais afinidades lhe parecia haver entre a lua e a mulher?”.

A sua antigüidade em preceder e sobreviver a sucessivas gerações telúricas: o seu predomínio noturno: a sua dependência satélita: a sua reflexão luminar: a sua constância sob todas as fases, levantando-se e pondo-se a horas fixas, crescendo e minguando: a forçosa invariabilidade do seu aspecto: a sua resposta indeterminada a interrogação não afirmativa: o seu poder sobre as águas fluentes e refluentes: a sua capacidade de apaixonar, de mortificar, de revestir de beleza, de enlouquecer, de incitar e de ajudar a deliquência: a tranqüila inescrutabilidade do seu rosto: a terribilidade da sua proximidade isolada dominante implacável resplandecente: os seus presságios de tempestade e de calma: o estímulo da sua luz, o seu movimento e a sua presença: a admonição das suas crateras, dos seus áridos mares, do seu silêncio: o seu esplendor, quando visível, a sua atração quando invisível.”
 
(James Joyce, Ulysses)

Um beijo e bom fim de semana.

Lau Milesi

 E.T.: Aproveito para deixar para vocês esse link abaixo.É muito interessante. Vale a pena conferir e relembrar os primeiros passos do homem na Lua.


                                                                                                                                                


24 comments:

  1. Lau, as meninas tem relação com a Lua. Tem tambem com o Sol, os planetas, o maracanã, a linha do trem, enfim voces tem relação com tudo. Coisa das meninas mesmo, né????? Voces são otimas, eu aprecio este modo de vida de voces, vivem em um mundo que nem mesmo voces entendem, adoram uma fantasia, um romance, e acham que o mundo é assim mesmo, e ninguem convence voces do contrario!!!!
    Voces são otimas. Imagina que quando eu era adolescente, as meninas liam fotonovela, e adoravam aquilo, voce lembra!!!!???????? Que coisa!!!!!
    Abraço, e passa lá no blog, aquele que cuida bem das meninas, o COISAS PESSOAIS!!!!!

    ReplyDelete
  2. Lau!
    Não só as mulheres teem relação com a lua!
    Os homens também teem.
    Eu por exemplo admiro demais ficar em uma noite de lua olhando-a e admirando sua beleza, e também meu avõ sempre respeitava as fases da lua na hora da plantação...
    Beijão Lau!

    ReplyDelete
  3. Querida senadora amiga um abração e que a Lua e você continuem por muitas e muitas Luas unidas. Mas assim como nosso amigo Mariano disse tenho também uma atração enorme pela Lua.E quando da chegada do momem a lua havia me mudado e na casa nova e 40 anos mais jovem após apagar a televisão. Claro que não recordo se com Luar ou não em homenagem a nossa ainda Lua de mél pois estavamos fazendo 5 anos de casado na época fomos a Lua num embalo insequecível rsrsrrsrs.

    ReplyDelete
  4. Seu blog tb é muito lindo...obrigada pelo carinho e se puder me ajude a divulgar meu blog, ok? bjão, Thaís

    http://thaisecoisas.blogspot.com

    bjs e obrigada. Visite sempre que quiser.

    ReplyDelete
  5. Carlos, vc tem razão. As meninas e as "senhorinhas" ,rsrs conforme vc sempre fala em seu blog , estão com tudo. Hoje em dia já se reconhece que o poder não está mais com os homens. Desde o primeiro "sapiens" rs basta uma balançada de cabelo, uma borrifada de perfuminho no pulso para cem mil corações masculinos enfartarem.rsrs
    Estamos mais do que nunca com os pés no chão...já a cabeça...lógico que estará sempre nas nuvens...rssr ou na Lua.rs

    Um beijo, guru das mulheres.

    ReplyDelete
  6. Concordo, Mariano. Eu dei ênfase às mulheres para que acontecesse exatamente o que vc falou.Viesse algum amigo e protestasse.rs
    É verdade, a Lua inspira os homens e principalmente os poetas. Vc então, que nos brinda com cada poema lindo,posso imaginar o quanto ela te serve de inspiração.Quanto ao vovô,a minha avó tb se preocupava com as fases da Lua no sítio dela.Os astrólogos listam uma série de eventos em que a Lua é respeitada, não é ?

    Um beijo, amigo querido.

    ReplyDelete
  7. Olá Tricolor dos Pampas, nobre senador de POA, imagino essa viagem à Lua. Já fiz várias.rsrsrs Aos cinco anos de casados, a Lua ainda pode ser admirada pela mulher que o amado dirá: "linda, não é amor"? Mas depois de algum tempo rs,depois de muitos cinco anos, coitadinha da mulher que apontar a Lua ao amado...vai ouvir cada pérola.rsrrs

    Brincadeira, Tricolor,sei que vc é um eterno apaixonado. Vide seus lindos e divinos poemas.
    Um beijo meu amigo querido.

    ReplyDelete
  8. Olá Thaís!!! Obrigada pela visita! Eu amei suas "bijous".Pode deixar que vou colocá-lo na minha lista ao lado.

    Um beijinho

    ReplyDelete
  9. Lau

    Boa noite

    Pode até ser coisa de menina admirar a Lua e sentir atração por ela, as meninas sabem das coisas e procuro aprender com elas, por isso adora a Lua. Nessas manhãs de inverno, acordo cedinho e ainda pego o céu estrelado com aquela Lua sempre linda.

    Amanhã cedinho sai uma matéria no 007BONDeblog sobre o primeiro passo em direção a lua.

    Um abraço

    ReplyDelete
  10. Amo a lua!Só me traz lindas lembranças entre tantas coisas boas e sem mt explicação;só sentimento mesmo.Já ouvi uma frase,sobre mim,com relação a lua simplesmente d+,e já tínhamos muitas luas...Bem mais que cinco,e a mesma se repetiu por muitas vezes,sempre que o assunto pedia;Obrigada por me trazer esta saudosa lembrança boa!Grande beijo amiga.

    ReplyDelete
  11. De novo!!!!!!!!!!Por que nosso nome não aparece?
    Zilda Santiago (Dida)

    ReplyDelete
  12. Também é interessante a versatilidade né Lau
    Bom te ver, te ler e saber que o que faz circular, andar, prosseguir são um todo cósmo.
    Beijos

    ReplyDelete
  13. Olá 007!!! Não é só coisa de menina, mesmo. Você tem razão.Duvido que haja alguém que não admire a Lua. Eu extrapolo nessa admiração, assumo, mas... fazer o que?
    Adorei seu post sobre a Lua e o Dia do Amigo.Aproveitou bem o gancho do dia de hoje.

    Um abraço

    ReplyDelete
  14. Ihiii... Zilda, nem fale.A Lua me traz tudo de bom, inclusive recordações. Noite de luar na praia, vamos combinar, que não há quem não sucumba...rsrsrs

    Vc leu o que escrevi para o Carlão sobre o romantismo do casamento ,não foi? rsrsrs Brincadeira...Lógico que existem casais apaixonados depois de 20, 30, 40 anos de união.

    Um beijo e obrigada

    ReplyDelete
  15. Zilda,liga não.... O seu nome sumiu,mas volta. Aqui no Renascendo acontecem coisas que a própria "razão" desconhece. Um dia desses o meu blog sumiu...rsrs
    Melhor "ghosts" do que "fakes", rsrs não é?

    Um beijo

    ReplyDelete
  16. Oi Sally !!! Bom te ver aqui. É verdade...essa versatilidade é que nos leva ao movimento , à mudança, à procura ...sempre.

    Ontem estive na sua "casa". Adorei!!!

    Um beijinho e obrigada por sua visita.

    ReplyDelete
  17. Lau, falando sobre o selo dos amigos, te digo o seguinte:

    Amigo é coisa para se guardar

    no lado esquerdo do peeeeiiiiiitooooo!!!!!!!

    Abração!!!!!!!

    ReplyDelete
  18. Oi Carlão!!! Sem dúvida...amigo é um bem precioso.Vc sabe... ontem eu escrevi essa mesma frase do Milton Nascimento no blog do Tricolor. Adorei:))

    Um beijo,Carlão, e obrigada.

    ReplyDelete
  19. " a terribilidade da sua proximidade isolada dominante implacável resplandecente:"

    Agradável e amável a ligação entre você e a lua. Principalmente do trecho do Joyce, que é quase uma poesia. Quando você começa a ler, espera encontrar uma informação, e é uma emoção que você acha. Uma imagem, metáfora, melodia, que é a descrição do gênero feminino. A série de palavras forma, sem forma da poesia, a melodia.
    E tudo tem a ver com o Renascendo, a forma mutante, quase imprevista, pelas poucas vezes que a vislumbramos, sempre teremos dúvida quanto ao aspecto dela, mas sabemos que está lá, confiante. Beijos.

    ReplyDelete
  20. Obrigada pela visita, PROFETA.Retribuirei, em breve.
    E obrigada pelo poema. Muito bonito!!!
    Uma mágica semana pra você

    ReplyDelete
  21. Olá Djabal!!! Linda...e profunda, a frase destacada . Adorei esse trecho do Joyce, também. Embora digam que Ulysses seja mais cultuado do que lido, tenho vontade de lê-lo. Ainda não o fiz. Mas farei em breve. Tem que chegar o momento, não é?
    Vc nem imagina o quanto é agradável e forte essa ligação, Djabal.Sou a pai xo na da pela Lua. E tenho meus motivos.rsrsrs

    Um beijo e obrigada.

    ReplyDelete
  22. Num descuido das férias, quando passei rapidinho por aqui para parabenizá-la pelo niver, acabei atropelando a Lua com a Kombi... (rsrs)
    Talvez, também, tenha sido por ela ser 'nova', apesar de todas as noites - manhãs e tardes - estar aqui iluminando e renascendo neste Renascendo iluminado!
    Mais uma vez você teceu uma bela postagem, com as preciosas colaborações de seu 'visionário tio astronauta' e do 'astronauta visionário James Joyce'. Parabéns!
    Um grande beijo!

    ReplyDelete
  23. Oi Dalton!!! Obrigada por sua atenção e consideração.
    Desculpe não ter replicado antes. Amei seu comentário. Você é um amigão, muito generoso e cavalheiríssimo em seus comentários .
    Um beijo carioca pra você.
    "Enjoy the vacation 2" !!!rsrs

    ReplyDelete

Que bom que você chegou até aqui! ♥
Seja bem-vindo(a)